terça-feira, 12 de março de 2013

Um guia para ter cabelos sempre fortes


Não existe fórmula mágica para ter cabelos de Rapunzel. Mas há maneiras de garantir que eles fortes e resistentes com pouco esforço

mulher cabelo solto
Quer ter cabelos sempre fortes? Não perca este guia completo
Foto: Getty images
Parece até perseguição contra as mulheres: um dia de depilação atrasada e acordamos com pernas de jogador de futebol. Já o cabelo demora séculos pra crescer... "Isso acontece porque o ele tem um ciclo de crescimento bem mais lento do que o dos demais pelos do corpo", explica a dermatologista Denise Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Enquanto um fio do couro cabeludo pode durar por até oito anos, os do corpo caem em um período de até nove meses. Mas, conforme envelhecemos, a renovação celular entra em declínio e desacelera o crescimento de fios e unhas. Mas não se desespere. Entender o que eles precisam para ser fortes e saudáveis faz com que seu tempo de espera valha muito a pena.

Por que eles caem tanto?
Por vários fatores. Um deles é a dermatite no couro cabeludo é desencadeada pelo uso de produtos que causam coceira e vermelhidão, excesso de condicionador e cremes de tratamento na raiz do cabelo, agressões químicas (como os alisamentos), alimentação rica em gordura e banhos muito quentes. O problema aparece em forma de caspa, crostas ou coceira intensa. Dependendo do nível, provoca a queda de cabelo.

Os cuidados recomendados com os fios neste caso são: lavar o cabelo com água fria ou morna; deixar o xampu agir por alguns minutos em vez de aplicá-lo duas vezes; não passar condicionador, máscara para cabelo ou leave-in próximo à raiz (mantenha a distância de quatro dedos); deixar o cabelo secar naturalmente com mais frequência; escolher produtos com pH compatível com o do cabelo (entre 5 e 5,5).

Outro motivo para a queda é o desequilíbrio hormonal. Quando o organismo apresenta hormônios masculinos em excesso — ou está com falta de hormônios femininos —, o cabelo sofre. Situações de stress também deixam seu pente cabeludo, porque liberam cortisol na corrente sanguínea, hormônio que suprime o sistema imune. Também se enquadra nesse caso de queda o desequilíbrio nos hormônios TSH e T4, regulados pela tireoide.

Para solucionar, tratamento com medicamentos ou estéticos, como a massoterapia capilar e a fotobioestimulação. "A massoterapia consiste na aplicação de ativos no couro cabeludo (como a biotina, o pantenol e o silício) através de injeções intradérmicas ou subcutâneas superficiais que estimulam o nascimento de novos fios", explica a dermatologista Valéria Marcondes. Já a fotobioestimulação é feita por meio de emissores de luz de ultrabrilho que aumentam o suprimento sanguíneo no couro cabeludo.

Outra razão é a deficiência nutricional. "A alimentação pobre é a principal causa para o eflúvio telógeno, um tipo de queda de cabelo passageira, mas bastante acentuada", diz Bellini. Para ter uma ideia, quem sofre do problema pode perder até mil fios por dia — a quantidade normal é de 100.

Para melhorar, faça uma alimentação balanceada e apele para os nutricosméticos. As pílulas têm efeito antioxidante e fornecem elementos importantes para que o folículo trabalhe de forma saudável e com todo o seu potencial.

Um cardápio cheio de força
Nutrientes essenciais que tornam seu cabelo à prova de quebra

· Proteínas - São os principais componentes de fios, na forma de queratina. "Em falta, podem causar enfraquecimento, quebra e até queda", explica a nutricionista Marina Pasqua, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Coma: carnes — vermelha, de frango, peixes e frutos do mar — e ovos (duas vezes ao dia), leite, iogurte, queijos (três vezes ao dia) e soja (uma vez ao dia).
· Vitaminas e minerais - "São essenciais na renovação celular, dão brilho e maciez aos fios e deixam as unhas saudáveis", diz. Os principais representantes desses grupos são as vitaminas A, C e a biotina, além do trio zinco, selênio e ferro. Coma: frutas frescas, legumes, verduras verde-escuras (de três a quatro porções por dia) e oleaginosas — como castanhas e amêndoas (duas unidades por dia).
· Importante - Beba bastante água. "Um organismo hidratado favorece a ação dos nutrientes no processo de fortalecimento de cabelos e unhas", finaliza.

12 mitos e verdades sobre a queda de cabelo


A maioria das mulheres que sofre com a queda de cabelo acredita na possibilidade de ficar careca. Quer passar longe desse mal? Confira as respostas de médicos às dúvidas mais comuns sobre o problema

Cerca de 30% da população feminina mundial sofre com a queda de cabelo
Foto: Reprodução
Um estudo realizado na Universidade de Bologna, na Itália, concluiu que quem sofre de queda de cabelo - mais de 30% da população feminina mundial - teme a possibilidade de ficar careca. Para passar longe desse mal, confira algumas dicas e esclareça suas dúvidas.

1. A queda de cabelo dá sinais durante o banho ou no travesseiro
VERDADEIRO. As duas situações podem revelar o problema, mas lembre-se: é normal perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Como não dá para contar, apenas observe.
Se o volume de fios caídos aumentar, procure um médico.

2. Lavar o cabelo todos os dias provoca a queda dos fios
FALSO. Deixar de lavá-lo acreditando nisso pode causar ou piorar um quadro de caspa. O ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não. Mas lavar diariamente não prejudica as raízes nem os fios e é fundamental para quem tem cabelo oleoso ou pratica esportes.

3. Menstruação faz cair cabelo
FALSO. O desequilíbrio hormonal é o que influencia, principalmente na fase pré-menstrual. O problema também pode surgir na menopausa, na puberdade e depois da gestação.

4. Estresse pode desencadear o problema
VERDADEIRO. O estresse é um grande motivador porque faz o corpo produzir substâncias químicas que interrompem o crescimento dos cabelos.

5. Anticoncepcional, remédios ou vitamina A misturados ao xampu combatem a queda e fazem o cabelo crescer
FALSO. Nenhum desses modismos funciona, pois eles não penetram nos fios ao serem aplicados externamente.

6. Cortar as pontas fortifica e ajuda a evitar a queda de cabelo
FALSO. As pontas não têm influência no crescimento dos fios. Diferentemente das plantas, a raiz não sabe o que acontece nas pontas porque não há nenhuma ligação entre elas. Cortar as pontas do cabelo só resolve o problema de pontas duplas.

7. Dormir de cabelo molhado aumenta as chances de queda
FALSO. A raiz não se encharca com a umidade dos fios. O único mal que pode causar é resfriado. Mas tome cuidado com a água muito quente que pode, sim, piorar o problema.
8. Escova e chapinha causam queda
DEPENDE. Tanto a escova como a chapinha podem enfraquecer os fios se forem feitas excessivamente. Se a frequência desses procedimentos for dia sim, dia não, não há grandes problemas. O problema seria escovar o cabelo com muita violência.

9. Megahair enfraquece os fios
VERDADEIRO. A raiz fica machucada e o cabelo cai por causa da força que os fios "puxados" fazem. Esse problema também pode acontecer com mulheres que prendem o cabelo todos os dias.

10. Problemas no couro cabeludo têm relação com queda capilar
VERDADEIRO. O mais comum é a caspa. Os mais raros são psoríase (áreas avermelhadas sobrepostas de escamas que podem ou não coçar) e infecção provocada por fungos (micose), mais comuns em crianças.

11. Comer errado faz perder cabelo
VERDADEIRO. Carência de vitaminas e nutrientes como ferro, zinco, biotina e alguns aminoácidos enfraquece os fios. Já as vitaminas A e E, o complexo B e o cálcio têm relação direta com fios saudáveis.

12. Se o cabelo da minha mãe cai, o meu pode cair também
VERDADEIRO. A calvície pode ser hereditária e não tem cura. É diferente da queda, que é normal e não gera preocupação.

Dicas de expert para acabar com os quatro principais inimigos do cabelo


Seu cabelo não cresce de jeito nenhum? Tem pontas duplas? Você sofre de queda? E excesso de oleosidade? Desvende as causas dos quatro principais inimigos dos fios e saiba como preveni-los

Saiba como prevenir os quatro inimigos do cabelo bonito e saudável
Foto: Getty Images
Confira as dicas do "doutor cabelo", o tricologista Valcinir Bedin, para acabar com os quatro principais inimigos dos fios.

Pontas duplas

Causa: As células externas dos fios ficam em contato direto com chapinha, secador e tinta. Segundo o dr. Valcinir Bedin, elas são as mais agredidas e se rompem. Por isso, ficam espigadas e arrepiadas.
Salvação: O primeiro passo é ir ao cabeleireiro cortar as pontas. Passe também reparadores com silicone, que colam as pontinhas duplas, e faça hidratação com queratina pelo menos uma vez por semana.
Prevenção: Use produtos tanto para o tratamento quanto para prevenção.

Queda de cabelo

Causa: Se o cabelo fica fino e cai só num lugar, o problema é genético. Se saem tufos inteiros, é hormonal. Quando fica quebradiço, é nutricional. E quando a perda é generalizada, é estresse!
Salvação: Procure um médico para saber a causa. Se for genética e hormonal, precisa de remédios. As outras pedem alimentos com ferro (carne vermelha), zinco (frutos do mar com casca) e vitamina B (leite).
Prevenção: Alimentação equilibrada, com muitas verduras e frutas, além de exercícios físicos para combater o estresse. Ah, e não extrapole na química (alisamentos e tinturas) nem faça força na hora de escovar.

Excesso de oleosidade

Causa: Oleosidade no couro cabeludo é normal e protege os fios. Se ficar grudento, é sinal de que há muita produção de sebo, problema que pode ser causado por estresse ou má alimentação.
Salvação: Use xampu adequado para seu tipo de cabelo, com condicionador da mesma marca. “Lave uma vez a cada dois dias e evite água muito quente, que tira a proteção dos cabelos”, diz o dr. Bedin.
Prevenção: Controle as frituras na alimentação, lave pelo menos uma vez a cada 15 dias com um bom xampu antirresíduos e não passe óleo ou creme perto da raiz, pois isso aumenta o excesso de oleosidade.

O cabelo não cresce de jeito nenhum

Cauda: O fio cresce, em média, 2,16 cm por mês. Se crescer menos, pode ser falta de nutrientes essenciais, que primeiro abastecem os órgãos vitais do corpo e só depois os cabelos, que acabam ficando fracos.
Salvação: Xampus e ampolas não fazem o cabelo crescer, viu?! Segundo o médico, é possível dobrar a velocidade do crescimento comendo alimentos com ferro, zinco e vitamina B, ou tomando suplementos.
Prevenção: A única forma de prevenir o problema é com alimentação saudável. Invista em vitamina A (fígado, leite e cenoura), vitamina C (laranja, acerola e mexerica), além do zinco e do ferro.

Três cabeleireiros badalados revelam seus produtos indispensáveis


Marco Antonio de Biaggi, Marcos Proença e Tiago Parente contam quais produtos não saem de suas bancadas (e que você pode levar para casa)

Eles são os responsáveis pelo cabelo das famosas brasileiras e conhecem os melhores truques capilares. Aqui, os cabeleireiros mais badalados do país revelam quais produtos não podem faltar em suas bancadas. Complemente já a sua wishlist e conquiste frios mais bonitos em casa.

Marco Antonio de Biaggi

Foto: Divulgação
Com mais de 20 anos de profissão, Marco empresta sua marca registrada, um cabelão ondulado e sexy, para muita celebridade que estampa as capas de revistas. Por seu salão, o MG Hair, localizado na capital paulista, circulam personalidades como Adriane Galisteu, Paloma Bernardi, Luana Piovani, Sabrina Sato, Maria Fernanda Cândido e Isabeli Fontana.

1. Rough Paste nº 12, Redken, 96* reais.
"Pomada sensacional para cabelo ondulado, pois define os cachos sem pesar. O segredo é usar pouquíssima quantidade até para quem tem fios longos."

2. All In One, Uniq One, 125* reais.
"É o BB Cream do cabelo: oferece vários benefícios em um único produto. Só para citar alguns: protege do calor do secador, controla o frizz, prolonga a coloração e hidrata."

Marcos Proença

Foto: Divulgação
Flávia Alessandra, Deborah Secco, Fernanda Paes Leme e uma dezena de it girls, entre elas as blogueiras Lala Rudge e Helena Bordon, são algumas das seguidoras de Proença. O cabelo dele é sempre moderno - seja um curto descolado ou o loiro da moda com ondas suaves, o mais pedido no salão que leva o seu nome.

1. Powder Up Texturizer, L'Anza, 87* reais.
"Uso este pó texturizador para criar aquele volume bem natural no topo da cabeça. Não deixa os fios com o aspecto duro do spray."

2. Authentic Replenish Butter, Davines, 109* reais.
"É mais do que uma simples máscara hidratante: o creme pode ser usado como pré-tratamento para cabelo ressecado - aplique-o antes do xampu. Também serve como hidratante corporal. Estou apaixonado pela fórmula com ativos vegetais."

Tiago Parente

Foto: Divulgação
Português radicado no Brasil, Tiago cuida do cabelo de famosas como Guilhermina Guinle, Thaila Ayala, Sheron Menezes e Carol Castro no salão Crystal Hair do Leblon, no Rio de Janeiro. Antenado nas tendências nacionais e internacionais, é fera no corte e nos penteados.

1. Mousse Fixação Extra Firme, TRESemmé, 22,49* reais.
"Curinga: pode ser aplicado antes da escova para alisar sem frizz ou no cabelo úmido, liso ou cacheado, para ganhar definição sem o uso do secador."

2. Super Thick Volumizer, Kiehl's, 66,70* reais.
"Levantador de raízes de primeira! Encorpa a textura do cabelo e tem longa duração. Aplique no topo da cabeça para ganhar volume."

Cabelo fino e sem volume? Acabe com esse problema!


A falta de volume tem solução. Confira truques de corte com Marco Antonio de Biaggi e conheça produtos que ajudam a encorpar os fios

Use xampu de resíduos a cada 15 dias para deixar os fios soltos
Foto: Getty Images
Assim como o excesso de volume, a falta dele não é bem aceita pelas mulheres. Cabelos encorpados dão mais graça ao visual e deixam as mulheres mais confiantes de si.

Segundo Marco Antonio de Biaggi, o primeiro passo para acabar com o problema é encarar a tesoura. "O corte precisa ser de base reta e suavemente repicado nas camadas superiores. É importante ainda fugir das franjas curtas e de mousse, que pesa", revela.

Atitude inteligente

Investir nos finalizadores em pó ou em sprays específicos é uma ótima saída. Com o cabelo úmido, aplique o produto e faça uma escova malfeita, levando a raiz com a mão e jogando a cabeça para trás. Para você, bobes de velcro são mais interessantes do que o babyliss, ok?

Aproveite ainda para usar um xampu de limpeza profunda a cada 15 dias. ele retira os resíduos de produtos e deixa o cabelo mais solto. Combine-o com condicionador ou máscara nas pontas.

Por fim, lance mão de produtos à base de proteínas e colágeno que vão deixar os fios muito mais elásticos e resistentes.

Para fazer no salão

O Texture Mix, com produtos da linha Volupt, da Sebastian Professional, levanta a cutícula do cabelo. Custa R$ 160* no Espaço Juliana Paes, no Rio de Janeiro.

Tente também o botox capilar, uma máscara com proteínas e vitaminas que dá a sensação de fios mais encorpados e os deixa mais brilhantes.

Para usar em casa

Foto: Divulgação
1. Full Repair Style Revival Heat-Activated Styling Spray, John Frieda, R4 75*

2. Volu Spray, Davines, R$ 103*

3. Xampu One, Paul Mitchell, R$ 36*
Foto: Divulgação
4. Ampola de Tratamento, Tresemmé, R$ 13,30* (3 unidades)

5. Sérum Protetor Solar, Lowell, R$ 32*

6. Condicionador Nutrição Intensa, OX, R$ 11,90*

7. Shampoo de Volume Leite de Amêndoas, Klorane, R$ 30*

Atitudes inteligentes para acabar com a opacidade do cabelo


Expert em cabelo dá das melhores dicas e indica produtos que ajudam a recuperar ou manter o brilho dos fios coloridos

Foto: Arthur Belebeau
Quando os fios estão longos, a oleosidade da raiz não chega até as pontas, o que faz com que o brilho se perca. "O ressecamento deixa as cutículas abertas e a luz não é refletida", diz Daniella Rocha, hairstylist do Studio W, em São Paulo.

Solução

Hidratar com óleos.

Atitude inteligente

Se você não dispensa a chapinha, saiba que ela desidrata o cabelo. Não tem que abandoná-la, mas dobre os cuidados. Para recuperar o brilho, os ativos devem penetrar no fio e ficar lá!

Para fazer no salão

A proteína da seda do Shine Define SP, da Wella Profissional, rende brilho e fios mais fortes (já que opacidade é sinônimo de falta de nutrição). E em uma aplicação (180* reais), que pode ser feita no salão Blend, em São Paulo.

Para usar em casa

Foto: Divulgação
1. Grand Cru Elixir Ultime Rosa Milenar, Kérastase, R$ 170*. Rico em linalol e em vitamina E, protege os fios contra os radicais livres, deixando-os macios.

3. Semi Di Lino Diamante Anti Age, Alfaparf, R$ 58* (seis ampolas). Protege os fios dos fatores externos e hidrata.

2. Elseve Óleo Extraordinário, L'Oréal Paris, R$ 30*. Cria um véu invisível ao se fundir à fibra capilar. Show de brilho.

› MdeMulher › Cabelos › Cuidados diários Estimule o crescimento dos fios e acabe com a queda de cabelo


A queda de cabelo, caraterizada pela perda do fio desde a raiz, pode ter causa emocional ou hormonal. Quando a causa é externa, o segredo é investir em produtos que estimulam o crescimento dos fios. Saiba mais e acabe com este problema!

A queda de cabelo pode ter causa emocional ou hormonal
Foto: Christian Gaul
"A queda de cabelo é caracterizada pela perda do fio desde a raiz", diz Adilson Costa, dermatologista de São Paulo. E é melhor ficar calma: o estresse é seu maior inimigo.

Solução: Estimular o crescimento dos fios

Atitude inteligente: Como a causa pode ser emocional ou hormonal, é necessário um diagnóstico preciso. O tratamento varia de reposição vitamínica a mudanças alimentares. Existem produtos específicos úteis quando a causa é externa. Procure por força e redução da queda.

Para fazer no salão: Aprovado por Angelina Jolie e Beyoncé, a Escova Primer (de 250* a 400* reais), do Salão Brigitte's Fine Arts, no Rio de Janeiro, suspende a queda e garante crescimento acelerado.

Para usar em casa


Fotos: Divulgação
1. Ampolas de tratamento noturno Clear Women Queda Defense, R$ 25* (kit com 6) Agem como uma âncora, fixando o cabelo no couro cabeludo.
2. Kit Healing Nourish (xampu, condicionador e tratamento), L'Anza, R$ 147* ( kit com 3) O trio ajuda a prologar a fase de crescimento do fio.
Fotos: Divulgação
3. Shampoo (R$ 4*) e condicionador (R$ 4,80*) Prevenção à Queda, Monange. Por meio do complexo Fiber Repair, previne a queda dos fios e, em até oito horas, reconstrói a fibra capilar danificada de dentro para fora.
4. Loção Fortalecedora da Raiz, Seda, R$ 12* Com mineral de zinco, previne a queda desde a primeira aplicação.

Guerra ao frizz: dê um fim aos fios arrepiados


Quem nunca passou por essa experiência? Você vai ao cabeleireiro e faz um belo penteado para, algum tempo depois, vê-lo arruinado pelos fios arrepiados que teimam em ficar fora do lugar. Afinal de contas, o frizz, provocado pelo ressecamento dos fios, não é bem aceito pelas mulheres. Marcos Proença, hairstylist de São Paulo, explica que o cabelo danificado é uma esponja que absorve umidade do ar. Para evitar o efeito estático, o segredo é investir em hidratação para evitar a quebra do fio, que adquire aspecto arrepiado.
Solução: Hidratação e controle.
Atitude inteligente: Procure produtos que barrem a eletricidade, como leave-in e finalizadores. Precisa de uma ação duradoura? Invista na hidratação, que nutre e evita a quebra do fio (que adquire aspecto arrepiado).
Para fazer no salão: O Ultimate Control, da Keune, tem pró-vitamina B5, que regenera, e queratina líquida, que condiciona e hidrata. No Helena Valentino, em Curitiba, custa em média R$ 120*.

Para usar em casa


Fotos: Divulgação
1. Secador CHI Touch, Farouk, R$ 399*. Com tecnologia touchscreen e aquecedor de cerâmica com raios infravermelhos, elimina o frizz. Como possui emissão de íons controlada, pode dar mais ou menos volume aos fios, segundo sua vontade.

2. Creme de Tratamento Noturno Nutritivo Extra Disciplinante Anti Frizz, Alta Moda É..., R$ 19 *. O óleo de argan controla os fios rebeldes e o volume.

3. Stay Sleek, Redken, R$ 63*. Bloqueia a ação da umidade. Maciez e controle do frizz por pelo menos 48 horas.
Foto: Divulgação
Se for o caso de um tratamento de choque, lance mão da linha Biolage Advanced REPAIR INSIDE, da Matrix, que age de dentro para fora da fibra e promove reconstrução profunda. A novidade soma o poder da arginina (age no interior da fibra) ao da soja (na superfície dos cabelos) para reparar cabelos danificados. Shampoo (R$ 27,50*); condicionador (R$ 35,60*); máscara (R$ 56,70*); hyperdose (uso exclusivo profissional) e intracauterização de soja a frio, que age em 20 minutos (R$ 70*).

domingo, 3 de março de 2013

As tendências de coloração que rejuvenescem


Descubra qual tendência de coloração mais combina com você. A estação pede naturalidade e valorização da beleza natural para parecer mais jovem

Ivete Sangalo ilumina o castanhos com mechas mais claras
Foto: Divulgação
Tingir o cabelo requer certos cuidados - não basta escolher a tinta na gôndola ou copiar a cor de sua atriz favorita. O cabeleireiro Ricardo Rodrigues, do Studio W, em São Paulo, revela o tom ideal para morenas, loiras e negras.

Castanho

Dira Paes também suaviza o marrom com mechas mais claras
Foto: Marcio Nunes
O castanho costuma cair bem em todas. Mas cuidado: os tons achocolatados que puxam para o vermelho podem desfavorecer mulheres de pele morena. Neste caso, escolha uma tinta próxima do castanho puro.
Ivete Sangalo e Dira Paes iluminaram o visual com luzes discretas no comprimento. Mechas excessivamente claras, marcadas e finas em cabelos escuros parecem fios grisalhos e, portanto envelhecem. A dica é optar então por até dois tons mais claros.

Ruivo

Marina Ruy Barbosa e Camila Morgado apostam no acobreado
Foto: Rafael Cusato / Contigo! / Divulgação
A cor do momento mais indicada para loiras naturais é a que puxa para o acobreado, como o deCamila MorgadoMariana Ruy Barbosa também usa este tom, que valoriza peles claras ou rosadas. É raríssimo um vermelhão exagerado ficar bem em pele clara. Evite! Morenas e negras devem fugir dos ruivos, porque acabam ficando pálidas.

Preto

Sheron Menezzes e Isis Valverde gostam mesmo de ser morenas
Foto: Marta Santos / AgNews
O preto é contraindicado para mulheres morenas de pele amarelada, porque empalidece e, pior, envelhece. Para rejuvenescer, é melhor optar por tons marrons, mesmo que bem escuros. Já em peles claras e rosadas, o preto (assim como o loiro) cai perfeitamente bem. Isis Valverde é um ótimo exemplo. Sheron Menezzes também tem usado preto, mas com luzes bem de leve nas pontas, que iluminam o visual.

Loiro

Patrícia Pillar e Carolina Dieckmann apostam no loiro pouco contrastante
Foto: Marcello Sá Barretto / AgNews / Roberto Filho / AgNews
Quanto mais escuro for o seu cabelo natural, mais escuro deve ser o seu tom de loiro, ensina o cabeleireiro Ricardo. “E, quanto mais claros os fios naturais, mais clara deve ser a tintura loira”, reforça. As morenas devem ter cuidado: no caso delas, o excesso de loirice pode desarmonizar o visual. Que tal começar a ficar loira com mechas em tom de mel, um pouco mais claras que a cor natural do seu cabelo? É por isso que o tom discreto escolhido por Patrícia Pillar fica tão bem nela. Carolina Dieckmann segue a mesma regra.

Guilhermina Guinle: mechas douradas como marca registrada


Deixar a raiz do cabelo mais escura, como faz Guilhermina Guinle, evita a manutenção frequente. Aposte em uma cor só ou use mechas douradas como a atriz

Guilhermina Guinle adora mechas douradas
Foto: Divulgação Rede Globo
Guilhermina Guinle é fã das mechas douradas há tempos e só abandona o look quando a profissão exige. O visual iluminado acompanha a atriz em todos os cortes de cabelo, de curto a longo. Inspire-se!

O segredo...

· Dificuldade: fácil

· Rosto da atriz: oval

· Cor: Castanho com mechas douradas.

· Corte: Base reta e franja um pouco mais curta.

· Finalização: Antes do enxágue, aplique uma ampola de hidratação para eliminar os fios secos.

· O cabelo combina com: Mulheres negras, brancas e morenas que procuram praticidade e rapidez na hora de se arrumar.

· Dica de profissional: "Lave o cabelo e seque com o secador. Use os dedos para pentear e desembaraçar os fios. Isso dá um efeito bem natural", garante o cabeleireiro Eliabe Moreira.
Gulhermina em 2011 e em 2010
Fotos: Divulgação Rede Globo

2011

O cabelo longo é loiro médio dourado com mechas californianas em loiro claríssimo dourado. Não faça mechas na franja, deixe-a da mesma cor da base.

2010

O tom da raiz é castanho claro dourado com as pontas em loiro claríssimo acinzentado. Se você for negra, use a mesma técnica, mas em tons mais escuros.
Gulhermina em 2009 e em 2007
Fotos: Divulgação Rede Globo

2009

O corte em camadas em um cabelo com mechas valoriza a cor e dá um aspecto jovial a quem usa. As pontas são bem parecidas com a cor da raiz e deixam o look mais natural.

2007

Este loiro exige cuidados. É que a descoloração aumenta a porosidade, deixando os fios mais frágeis. Isso faz a cor sumir rapidinho e aí é preciso hidratar com frequência.

Produtos para manter seu loiro!

Fotos: Divulgação Rede Globo
1. Máscara para cabelos loiros, Nuno Cosméticos, R$ 10,40*
2. Pomada, Mutari, R$ 31,26*
3. Xampu desamarelador, Tut Hair, R$ 15*

10 maneiras de perder 1kg por semana


Do chá ao suco de limão, da comida que deixa você feliz ao macarrão japonês pouco calórico. Escolha como você prefere secar e fique linda pra causar de biquíni

Quer fcar mais magra neste começo de ano? Ensinamos dez formas fáceis de enxugar 1kg por semana, E o melhor: dá para seguir só uma delas ou misturar todas – assim você não enjoa! "Se fizer a dieta desintoxicante e incluir no cardápio o macarrão japonês, o suco verde, os chás termogênicos (que aceleramo metabolismo queimando mais calorias) e os alimentos que melhoram o humor, além de praticar exercícios e evitar bebidas alcoólicas, dá pra secar até 12kg num mês", garante a nutricionista Vanessa Portella, do Rio de Janeiro.

1.Suco Verde Mágico
Sucos diuréticos podem ser aquele empurrãozinho que faltava pra sua dieta dar certo de vez! Ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, eles são perfeitos pra substituir os lanchinhos da manhã, tarde e noite. Desincham o corpo e ajudam a saciar a fome. Vanessa ensina duas receitas simples. Anote:
1º suco: Bata 1 tangerina + suco de 1 limão + folhas de hortelã + 1 col. de chá de mel. Beba sem coar.
2º suco: Bata no liquidifcador 2 fatias de abacaxi + folhas de hortelã + cubos de gelo. Beba sem coar.

2.Caminhe
Um plano feito pela professora de educação física Adriana Piacsek, da assessoria esportiva TPM, mostra que é possível, sim, emagrecer 1kg por semana caminhando só meia horinha por dia! Você pode perder cerca de 1.000 calorias em uma semana alternando três dias de caminhada com dois dias do seguinte plano: 10 min. De caminhada + 5 min. De power caminhada (caminhada um pouquinho mais rápida!) + 10 min. de caminhada + 5 min. de power caminhada.

3.Dieta Detox
Cometeu excessos nas ceias de fim de ano? Esta dieta detox elimina 1kg nesta semana! “Retenção de líquidos, prisão de ventre, dores de cabeça, irritabilidade e até dificuldades no sono podem ser sinal de um organismo intoxicado”, explica a nutricionista Vanessa. Em dois dias, é possível desintoxicar o organismo e emagrecer até 1kg ingerindo apenas líquidos. O segredo dessa dieta é beber suco de três em três horas, no máximo. A partir do terceiro dia, invista em alimentos integrais, folhas verdes, sementes de quinoa ou linhaça e frutas como maçã e abacaxi. Nada de carne vermelha, açúcar e refrigerante nos cinco dias restantes. Veja três receitas de suco detox, que refrescam e desincham o corpo:

1º suco: Bata no liquidificador com gelo 2 fatias de abacaxi + suco de 1 laranja. Beba sem coar.
2º suco: Bata no liquidificador com gelo 1 maçã + 1 cenoura grande sem casca. Beba sem coar.
3º suco: Bata no liquidifcador 1/2 xíc. (chá) de mamão + 1 ½ col. (chá) de amêndoas picadas.

4. Alimentos Crus
Estudos comprovam: comida em estado natural tem efeito emagrecedor. "Alimentos que não foram cozidos mantêm as fibras intactas e dão maior sensação de saciedade", afirma Vanessa. Mas você não precisa ser radical para se benefciar da comida crua. Dá para fazer pequenas adaptações no dia a dia, como adicionar as hortaliças na sopa depois de pronta (evitando, assim, que elas cozinhem). Para emagrecer 1kg por semana, siga um cardápio que não passe de 1.200 calorias por dia e inclua em todas as refeições alimentos crus. Coma frutas no café da manhã e lanchinhos e salada no almoço e no jantar.

5. Óleo de coco
O óleo de coco extravirgem faz milagres! Ele melhora o funcionamento da tireoide e estimula o metabolismo a queimar gorduras. Para você ter uma ideia, para mandar embora 1kg por semana consuma duas colheres de sopa do óleo por dia em uma dieta controlada. "O ideal é que o óleo seja o substituto dos outros óleos utilizados no dia a dia, como azeite", fala a nutricionista. Adicione na salada e acrescente em receitas no lugar da margarina ou manteiga. “Se preferir, você pode ingeri-lo até com sucos e vitaminas”, indica.

6. Hora Certo Para Comer
Um horário certinho para cada uma das refeições e porções menores. Foi assim que Sandra Regina Vieira, 36 anos, perdeu 35kg em 11 meses. "Comia muito arroz, macarrão, batata... Comia de tudo e a qualquer hora!", conta ela, que mora em Curitiba. Dona de lanchonete, Sandra devorava mais de dois sanduíches por dia. Para emagrecer, ela entrou no grupo Amigos do Peso. O segredo? Sandra transformou o corpo num reloginho – fazendo as refeições sempre na mesma hora. "Comer no mesmo horário regula o metabolismo e ajuda a emagrecer", explica a nutricionista Vanessa Portella. Com essa adaptação, Sandra perdeu 1kg por semana no começo da dieta. "De manhã, como meu pãozinho francês. Às 10h, opto por uma fruta. No almoço, a prioridade é sempre a saladinha de folhas verdes. Os horários são superregrados!”, diz. “Alimentar-se de três em três horas faz o metabolismo aumentar ainda mais”, ensina a nutricionista Vanessa.
7. Chá
Celulite que não quere sair de jeito nenhum do seu bumbum? Ela pode ir embora se você apostar nos chás termogênicos. Capazes de fazer o organismo trabalhar mais para digerir os alimentos, chás branco, verde e de hibisco aumentam a queima de gorduras (e de calorias)! Vanessa aconselha tomar de quatro a seis xícaras de chá por dia. Para melhores resultados, invista num cardápio de 1.200 calorias. “Tome no café da manhã e nos lanches”, fala a nutricionista.

8. Cardápio do Bom Humor
A história é assim: você tenta fazer dieta, mas acaba ficando chata e mal-humorada. Desanima e desiste. A solução para perder peso pode estar nos nutrientes capazes de mudar o humor. Eles são verdadeiras armas na luta contra a balança. "Alimentos com triptofano [um tipo de aminoácido proporcionam calma, tranquilidade e bem-estar e diminuem a ansiedade e a gula", assinala a nutricionista Vanessa Portella. Segundo ela, dá pra secar 1kg por semana incluindo porções diárias dos seguintes alimentos: 1 banana; 1 xícara (chá) de vegetais verde escuros; 2 col. (sopa) de aveia; 2 unidades de castanha-do-pará. Evite café, chá preto, doces e alimentos congelados quando estiver de regime.

9. Miojo Milagroso
Já pensou emagrecer comendo miojo? Chamado de shirataki ou itokonnyaku, o macarrãozinho japonês transparente e sem gosto (que lembra o famoso macarrão instantâneo) é uma beleza para perder peso rápido. Um prato tem apenas 10 calorias. "A fbra desse macarrão absorve água, inchando e ocupando grande parte do estômago. Isso tira a fome", diz Vanessa. Para perder aquele quilinho extra, acrescente uma porção do macarrão antes do almoço e do jantar. "O shirataki deve ser associado a frutas, verduras, legumes e carnes magras", alerta a especialista.

10. Evite o álcool
Tomar uma capirinha é uma delícia na happy hour, mas detona sua dieta! Para as fãs de um drinquezinho na balada ou de um chope gelado, cortar a bebida alcoólica faz uma bela diferença na silhueta, viu?! “Dependendo do tanto de bebida que se consome durante a semana, dá pra perder mais de 1kg. Tirando duas caipirinhas e duas cervejas na semana, por exemplo, você corta 900 calorias. Dois energéticos com vodca e dois chopes são 860 calorias a menos”, diz Vanessa.

Perca até 2kg em apenas uma semana


Com uma dieta de 1.200 calorias, você vai secar seu corpo rapidamente!

A dieta da desintoxicação reduz a retenção de líquidos e promove a limpeza do organismo, porque combina alimentos poderosos que eliminam toxinas e reduzem o inchaço.
Alguns alimentos, como linhaça, aveia, arroz integral, frutas e verduras, são ricos em fibras e favorecem o trânsito intestinal; outros, como melão, melancia, água de coco, salsão e hortelã, agem como diuréticos. Tome nota do nosso cardápio.
A nutricionista Roseli Rossi preparou um programa de 1.200 calorias por dia para você secar rapidinho. 

Opção 1
Café da manhã: meio mamão papaia + 1 col. (sobremesa) linhaça + 1 ½ col. (sopa) de aveia em flocos + 1 copo de leite de soja light (bater no liquidificador)
Lanche:1 copo de água de coco + 1 col. (sopa) de hortelã + 1 fatia de melão (bater no liquidificador)
Almoço:Salada de rúcula com 1 col. (sopa) de nabo ralado + 1 col. (sopa) de cenoura cozida temperada com sal e 1 col. (chá) de azeite / 2 col. (sopa) de arroz integral / 1 porção de omelete de 1 ovo inteiro + 1 clara + 1 lata de atum
Lanche:1 pote de iogurte natural desnatado + 5 morangos + 1 col. (sopa) de quinoa em flocos (bater no liquidificador)
Jantar:Salada de rúcula com 1 tomate + 1 col. (sopa) de cenoura cozida temperada com sal e 1 col. (chá) de azeite / 1 coxa de frango assada / 3 col. (sopa) de brócolis cozidos / 1 fatia de melão

Opção 2
Café da manhã:1 banana-prata + 1 col. (sobremesa) de linhaça triturada + 1 iogurte natural desnatado + 1 col. (sopa) de aveia em flocos (bater no liquidificador)
Lanche:1 talo de salsão + 1 maçã vermelha + meio pepino + meio copo de água (bater no liquidificador)
Almoço:Salada de acelga com 1 tomate + 2 col. (sopa) de chuchu cozido temperada com sal e 1 col. (chá) de azeite / meia batata-doce cozida com gergelim / meia berinjela recheada com frango desfiado / 2 col. (sopa) de couve refogada
Lanche:1 banana-prata + 1 copo de leite de aveia + canela em pó a gosto (bater no liquidificador)
Jantar:Salada de repolho com 1 tomate + 2 col. (sopa) de cenoura ralada + ½ col. (sopa) de semente de girassol temperada com sal e 1 col. (chá) de azeite de oliva / 1 posta de peixe assado / 2 pêssegos

Opção 3
Café da manhã:1 copo de suco de abacaxi com água de coco e hortelã + 1 col. (sobremesa) de linhaça triturada (bater no liquidificador) / 2 torradas integrais + 2 col. (sopa) de ricota
Lanche:1 pera
Almoço:Salada de repolho com 1 tomate + 1 col. (sopa) de cenoura ralada + 1 col. (sopa) de grão-de-bico cozido temperada com sal e 1 col. (chá) de azeite / 2 col. (sopa) de arroz integral / 1 posta de pescada grelhada / 1 col. (sopa) de espinafre refogado
Lanche:2 unidades de kiwi + meio pote de iogurte de soja
Jantar: Salada de alface ou escarola com 1 tomate + rabanete + 1 col. (sopa) de broto de feijão cozido + 2 col. (sopa) de queijo branco + 1 ovo cozido + 2 nozes temperada com sal e 1 col. (chá) de azeite / 1 ameixa vermelha

Opção 4
Café da manhã:1 copo de suco de uva / 1 noz / 1 fatia de pão de forma integral / 2 col. (sopa) de ricota + salsinha a gosto
Lanche:1 col. (sopa) de cenoura + 1 copo (200 ml) de água de coco + 1 col. (sopa) de salsinha (bater no liquidificador)
Almoço:Salada de repolho branco cru com 1 tomate + 1 col. (sopa) de beterraba ralada crua + 1 noz temperada com sal e 1 col. (chá) de azeite / 2 col. (sopa) de arroz com brócolis / 1 filé de frango ao açafrão / 1 col. (sopa) de abóbora-moranga cozida
Lanche:1 fatia de melancia + 1 col. (sopa) de hortelã + 2 castanhas-do-pará (bater no liquidificador)
Jantar:Salada de agrião com 1 tomate + meio pepino + 2 col. (sopa) de milho-verde temperada com sal e 1 col. (chá) de azeite de oliva / 1 peito de frango grelhado com ervas aromáticas

Dica: Ao acordar, em jejum, tome 1 copo de água com suco de limão.
Corte do seu prato: Alimentos industrializados; doces; frituras; leite de vaca; carne vermelha; embutidos; manteiga e cremes gordurosos; refrigerantes, café e bebidas alcoólicas; açúcar e carboidratos refinados (pães, bolachas e bolos).
Tome um chá!
Beba uma xícara antes de cada refeição e outra antes de dormir para acelerar o metabolismo e facilitar a eliminação das toxinas. Prefira chá branco, verde, de erva-doce, camomila, dente-de-leão e cavalinha. Pode tomar a bebida geladinha para refrescar!

Controle a fome noturna e emagreça


Você come à noite vendo televisão ou acorda de madrugada para atacar a geladeira? Veja como se livrar desses péssimos hábitos

Você sempre tem vontade de comer loucamente à noite? Às vezes, por ansiedade, atacamos a geladeira sem pensar duas vezes. Em alguns casos, a coisa pode ficar séria e até virar um problema de saúde, conhecido como a síndrome da fome noturna, um distúrbio alimentar que atinge dois em cada 10 brasileiros.
Veja as dicas de Claudia Chang, endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia para controlar os impulsos da calada da noite.


7 passos para vencer essa batalha!

1) Tome um bom café da manhã diariamente.

2) Coma seis vezes por dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia.

3) Procure se alimentar em horários regulares.

4) Prefira produtos integrais, principalmente à noite.

5) Coma lentamente e longe da TV ou do computador, especialmente no jantar.

6) Evite café e refrigerante depois das 18h.

7) Tenha sempre frutas lavadas e geladinhas para beliscar quando bater aquela vontade de mastigar algo diante da TV.
 
O dia acaba e o apetite aumenta

Sofrer de fome noturna é diferente de ter vontade de saborear um bombom na hora da novela. Quem tem o problema chega a consumir, na calada da noite, 25% das calorias que já havia ingerido em todas as refeições do dia.
É como se depois do jantar você ainda comesse o equivalente a um prato de macarrão ao sugo e mais um tablete de chocolate. Como à noite o gasto de energia é menor, as calorias em excesso viram pneuzinhos. O ideal é fracionar as refeições e preferir alimentos mais leves no fim do dia. Lembre-se do ditado: “Tomar um café de rainha, almoçar como uma princesa e jantar feito plebeia”.

Quais os prejuízos para a saúde?

“O principal problema de comer em excesso à noite está relacionado à obesidade e suas complicações, como pressão alta, diabetes e alteração de colesterol”, afirma Claudia Chang. Mandar ver em alimentos muito pesados e ir para a cama a seguir também pode prejudicar o sono. O ideal é fazer um intervalo de duas horas entre a última refeição e a hora de dormir.