terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sol, inimigo de sua pele


 
       
       Cuidado!
       A exposição solar em demasia causa o fotoenvelhecimento,
       responsável pela aparição de rugas e manchas na pele.

Com o passar dos anos, é normal que a pele da mulher madura fique mais fina, com menos colágeno e elastina do que a pele das jovens. Todavia, o processo de envelhecimento da pele ocorre, principalmente, por causa da exposição solar.
A dermatologista Mônica Carvalho explica que a pele é o órgão mais exposto aos raios solares, portanto, algumas manchas, chamadas melanoses solares, e ainda a presença de microvasos são considerados normais na pele de uma pessoa madura. Além disso, pele flácida e com rugas é fruto de todo o processo de envelhecimento.
Para manter uma pele jovem é indispensável o uso de filtro solar, no mínimo 15 FPS, e com proteção contra raios UVA e UVB. Atualmente, é possível encontrar variados tipos de protetores, por isso, vale optar para produtos, como Soless FPS 30 UVA-UVB Gel Tonalizante da Natupele que além de proteger a pele contra os raios solares, previne contra o fotoenvelhecimento e ainda está disponível em várias tonalidades, deixando sua pele naturalmente protegida e bonita. 
Tomar sol nos horários mais adequados, evitando expor-se à luz solar das 10 às 16 horas e, no dia-a-dia, usar cremes com ácido retinóico ou glicólico, que induzem a formação de colágeno e favorecem a firmeza da pele, são medidas essenciais.
Entretanto, os cuidados com sua pele não terminam por aí. Hábitos saudáveis são importantíssimos para quem procura manter a pele bonita. Para isso, o uso de protetor solar e a alimentação equilibrada preocupada com a ingestão de vitaminas antioxidantes são comportamentos que devem ser seguidos à risca. A dermatologista ainda indica às pacientes maduras 1 colher de sopa (10g) de colágeno hidrolisado ao dia. E adverte: o fumo é um dos maiores vilões da pele saudável, pois a deixa acinzentada, sem viço.
É importante fazer consultas regulares ao dermatologista para avaliação das pintas e verificar a presença de tumores de pele. Esses são procedimentos rotineiros para quem já viveu mais e se expôs ao sol, correndo maior risco de apresentar algum tipo de câncer de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário