quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Saúde íntima x alergias


A maioria de nós, mulheres, é vaidosa e adora se cuidar. Caprichamos no look, no perfume, nos cuidados com a pele, com os cabelos, e com a região íntima não é diferente. O problema é quando alguma coisa está errada e, de repente, sentimos uma dorzinha, uma vermelhidão, uma coceira, ou algum outro incômodo. Saiba como evitar as alergias íntimas, de acordo com a Dra. Maria Letícia Fagundes, ginecologista no Hospital Vita Curitiba.

Desconfie quando...

“Basicamente a coceira e o desconforto na região íntima são os fatores mais frequentes nos processos alérgicos. Uma discreta vermelhidão é também observada", diz a ginecologista. “A região íntima da mulher é naturalmente mais úmida do que outras partes do corpo. E, por isso, muitas vezes apresenta coceira, que é um sintoma frequentemente encontrado em processos alérgicos", explica. 

Não confunda

A coceira pode ocorrer também em processos inflamatórios. A principal causa é a candidíase, já bastante conhecida entre as mulheres. “Nesse caso, a coceira é intensa e pode ser interna e externa, associada a ardor, dor ao urinar, inchaço, vermelhidão, desconforto na relação sexual e um corrimento branco, sem cheiro. Pode piorar no período pré-menstrual, quando importante variação da umidade vaginal é observada”, destaca a especialista. 

Quais são as causas?

A pele da região genital feminina é mais delicada, e por isso mais suscetível a agentes agressivos e oportunistas que eventualmente possam ter contato com ela. A Dra. Maria Letícia explica ainda que, quando ocorre um processo infeccioso, há um desequilíbrio, ou seja, a suscetibilidade da região íntima está relacionada diretamente com a manutenção do seu pH. Dessa forma, o uso de roupas íntimas apertadas ou de tecidos de lycra que favoreçam o aumento da umidade, ou ainda produtos químicos presentes em absorventes perfumados, por exemplo, favorecem o desequilíbrio do pH, contribuindo para as alergias, vaginites fúngicas etc.

Previna-se

Além, é claro, de evitar usar produtos muito perfumados que possam irritar esta parte do seu corpo, maneire nas roupas muito apertadas por longos períodos (especialmente calças jeans), bem como lingeries de lycra, e troque os sabonetes comuns por um bom sabonete íntimo. "Esse produto tem sido cada vez mais procurado pelas mulheres. Por ter uma composição mais adequada, ele consegue proteger a mucosa genital sem agredi-la e sem interferir no ambiente natural da região. O uso diário evita a proliferação de fungos e bactérias, os grandes vilões das infecções”, finaliza a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário