quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SAIBA SE É POSSÍVEL MENSTRUAÇÃO NA GRAVIDEZ

Menstruação

A ausência de menstruação é um dos primeiros sinais de gravidez. Assim que a mulher percebe que o seu ciclo está atrasado, ela corre fazer um teste de farmácia ou de laboratório.

Porém, muitas mamães não percebem que estão gestantes, pois continuam tendo sangramento. Apesar de não ser comum, algumas mulheres apresentam algum tipo de fluxo durante a gestação. Geralmente, ele acontece por causa da implantação do embrião na parede do útero, o que provoca o rompimento de pequenos vasos.

Quando isso acontece, o sangue é eliminado em pouca quantidade e seu fluxo não dura mais do que três dias. Mesmo assim, a presença de sangramento durante na gravidez precisa ser avaliada por um médico, já que ela também pode indicar uma ameaça de aborto. Neste caso, o sangue sai num volume maior, com coágulos e é acompanhado de cólicas.

Já na gestação ectópica, ou seja, que acontece fora do útero, há sangramentos no inicio da gestação. O problema provoca dores intensas na região do abdômen e eleva o risco de rotura com hemorragia, por isso que o médico precisa ser procurado assim que a paciente apresenta as primeiras suspeitas.

Também há perda de sangue quando a placenta se separa da parede do útero. Como este episódio pode trazer sérias complicações ao bebe e até causar a sua morte, ele deve ser acompanhado por um especialista. Sua incidência é mais comum no final da gravidez.

Outras causas de sangramento ao longo da gestação são: placenta prévia, infecções vaginais, inflamação no colo do útero e trauma durante a relação sexual. Entretanto, em nenhum caso, o fluxo é provocado pela menstruação, que consiste no desprendimento do endométrio devido à redução dos níveis de hormônio (estrogênio e progesterona) produzidos pelo corpo.

A menstruação indica que não houve fecundação (encontro do gameta masculino com o feminino), justamente o processo que marca o início da gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário