quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Qual o Melhor Shampoo Para Os Seus Cabelos?







Passei a vida toda me perguntando isso e testando todo tipo de produto até aprender a observar o estado dos meus fios para saber exatamente do que eles precisavam naquele momento.

A função básica do shampoo é limpar os fios, retirando a sujeira e preparando o cabelo para receber o condicionador. Acontece que cada cabelo precisa de um tipo diferente de produto para executar essa função, sob pena do cabelo ficar sujo e sem vida.

Um dos pontos a serem observados antes de comprar o shampoo é o seu pH. O  pH do couro cabeludo varia entre 3.8 e 5.6, de forma que o shampoo ideal deve ter um pH entre 5 e 7, pois se for maior que isso as cutículas dos fios ficarão mais abertas, como no caso dos shampoos anti resíduos.

Para cabelos secos o ideal é que o shampoo contenha substâncias emolientes e hidratantes, como o pantenol, as ceramidas, aloe vera, glicerina, abacate os silicones, as proteínas hidrolisadas (queratina, trigo, aveia ou seda), aminoácidos e algas marinhas.

Cabelos oleosos precisam de shampoos que sejam ao mesmo tempo suaves e adstringentes, pois os cabelos serão lavados com mais frequência e um shampoo muito agressivo pode danificar os fios. É importante que contenha ativos como a mameleuca, o zinco, o trimetil, o ácido cítrico e o alumínio.

Os cabelos quimicamente tratados  e muito ressecados precisam de shampoos com pH ácido e com ativos que promovam uma reestruturação da fibra capilar, como a queratina,  as demais proteínas hidrolisadas ( trigo, aveia e seda), as ceramidas e o tutano.

Cabelos super crespos, volumosos e afros devem ser lavados com shampoos à base de manteiga de murumuru, óleo de amêndoas, castanha do pará, abacate, aloe vera, lanolina, aminoácidos e silicones.

Cabelos tinturados precisam de agentes reestruturantes e que protejam a cor, por isso é indispensável que o shampoo contenha filtro solar ( para evitar que a cor desbote), ativos antioxidantes (vitamina E), queratina, tutano, aloe vera, murumuru e abacate, dentre outros. 

Se o cabelo possui caspa, os shampoos devem conter ativos como o piritionato de zinco, o ácido salicílico e o octopirox.

Além disso, todos os cabelos precisam de shampoo anti resíduos, que devem ser usados com maior ou menos frequência a depender do tipo de cabelo. O shampoo anti resíduo vai livras os fios e o couro cabeludo dos restos de outros produtos, como os finalizadores, e deixar o cabelo pronto para receber e absorver melhor os nutrientes do condicionador ou da hidratação.

A frequência de uso do shampoo anti resíduos é semanal, exceto para os fios tingidos, que deve ter uma frequência quinzenal, sob pena de desbotar a cor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário