quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PREPAROS PARA UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL

Gravidez Saudável
Os tempos mudaram, mas ser mãe ainda é o sonho de muitas mulheres. Ter e criar um filho, apesar do trabalho, dá uma imensa satisfação e realização para os pais. E o planejamento é a primeira etapa para uma gestação mais tranquila e um parto bem sucedido, além é claro, de garantir a saúde da nova vida.

Léo Tominaga, cirurgião-dentista da Clínica Smile Solution e com o Arnaldo Cambiaghi, especialista em infertilidade do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia. Os dois deram dicas para quem está pensando em se tornar mamãe.

"Para quem quer engravidar, a saúde oral é importante no sentido de se fazer uma consulta preventiva para se evitar futuros problemas como possíveis cáries ou até alguma infecção crônica. Afinal, saúde começa pela boca", afirma o dentista.

Leo sugere que os problemas bucais sejam resolvidos antes da gestação, já que alguns exames não são recomendados para as futuras mães. "Antes da gravidez é importantíssimo fazer um exame clínico e radiográfico porque na gestação (principalmente nos primeiros três meses) deve-se evitar a utilização de exames raio x e o uso de anestésicos. Esse tipo exame serve para se diagnosticar possíveis cáries e doença de gengiva mais comum e muitas vezes mais exacerbada com a gravidez".

Quando os problemas nos dentes ou gengiva só são descobertos durante a gestação, o jeito é tomar alguns cuidados. "Não há contra indicação para o tratamento odontológico de gengivite ou periodontite por exemplo. Se for inadiável realizar o tratamento isso só deve ser feito com consentimento médico e o raio x deve ser aplicado com toda proteção necessário, como utilizar colar cervical e manta de chumbo. Prefira o raio x digital, que gera uma incidência de radiação 90% menor".

Arnaldo explica que o único pré-requisito para ser uma gestante saudável é estar com o organismo bem cuidado. "A paciente que pretende engravidar deve estar bem fisicamente e clinicamente. Deve estar com peso ideal e um IMC (Índice de Massa Corporal) ao redor de 25. O peso ideal é medido pela quantidade de gordura existente no corpo. Essa avaliação é fornecida pelo IMC. O cálculo tem a mesma interpretação em todo o mundo, e é feito pela seguinte fórmula: peso (em quilogramas) dividido por altura (em metros) ao quadrado".

Na hora de engravidar, o emocional também merece atenção. "A decisão de ter filhos, iniciar o projeto familiar, é um momento de vida muito especial para os casais. Tanto a maternidade como a paternidade oferecem oportunidades para que se desenvolvam aspectos pessoais da personalidade, assim como, fortaleçam os vínculos conjugal e familiar. No processo de gestação, a mulher passa por profundas transformações, não só físicas como também emocionais. Assim, é importante que sejam conhecidos alguns destes aspectos, pois muitos sintomas podem ser acentuados ou aliviados em função da capacidade da grávida lidar com as próprias emoções", diz Arnaldo.

Outra boa dica é malhar. Além de tornar as futuras mamães mais fortes, resistentes e bem dispostas, os exercícios físicos podem ajudá-las antes, durante e depois do parto. "A gravidez é um estado pleno de novas energias e de saúde. Quanto mais saudável e ativa a mulher se mantiver, maiores serão as chances de uma gravidez sem complicações, de um parto mais fácil e mais tranqüilo, e de uma melhor recuperação no pós-parto", diz o especialista em infertilidade.

A dieta, que pode inclusive interferir na questão emocional, deve ser mais saudável quando se quer engravidar. Leo aconselha as pacientes a ingerirem menos carboidratos refinados, como doces, achocolatados e refrigerantes. E Arnaldo recomenda que as mulheres pensem no bebê e se alimentem bem, com proteínas, carboidratos e gorduras. Ele também listou algumas vitaminas e minerais que fazem a diferença para as futuras gestantes, e os alimentos em que podem ser encontrados. Confira:

Ácido fólico - É importante para o crescimento normal, na formação de anticorpos, síntese de RNA e DNA, é vital para a divisão celular e síntese protéica, e está envolvido na prevenção dos defeitos do tubo neural. Além da alimentação, é recomendável a suplementação. Alimentos fonte: espinafre, gérmen de trigo, suco de laranja, feijão branco, levedo de cerveja, repolho cru e fígado de boi.

Vitamina A - Tem papel de destaque na visão, desenvolvimento fetal, regulação da proliferação e diferenciação celular, manutenção do tecido esquelético e da placenta. Alimentos fonte: agrião, cenoura, manga, abóbora, fígado de boi, manteiga, couve e leite

Vitamina C - Tem múltiplas funções no organismo, entre elas, a de antioxidante, participa da síntese e manutenção do colágeno (proteína estrutural dos ossos, cartilagens, músculos e vasos sangüíneos), atua na prevenção e no tratamento da anemia ajudando na absorção do ferro e aumenta a imunidade às infecções. Alimentos fonte: acerola, espinafre, laranja, pimentão, couve, goiaba, limão, couve-flor, kiwi e morango.

Vitamina D - É fundamental para o equilíbrio do cálcio e do fósforo, sendo essencial ao crescimento ósseo, como fator imunológico. Sua deficiência afeta o crescimento fetal. Alimentos fonte: gema de ovo, sardinha, fígado de frango e salmão.

Vitamina E - É um antioxidante. A deficiência pode causar anemia hemolítica em prematuros e anormalidades neuro-musculares. Alguns estudos sugerem sua ação na prevenção do aborto. Alimentos fonte: abacate, óleo de milho, soja, girassol, leite de vaca e salmão.

Vitamina K - É necessária para a coagulação sanguínea. A especificidade da vitamina K, durante a gestação, é indeterminada, contudo, por vários fatores de imaturidade do recém-nascido, este pode desenvolver a doença hemorrágica do recém-nascido. Logo, pediatras recomendam uma dose profilática de vitamina K, imediatamente após o nascimento. Alimentos fonte: agrião, espinafre, manteiga, alface, ervilha verde, queijos, brócolis, fígado bovino, couve e repolho.

Vitamina B1 - Esta vitamina é necessária para o metabolismo de proteínas, gorduras e, principalmente, de carboidratos. A deficiência desta vitamina pode prejudicar o desenvolvimento cerebral. Alimentos fonte: açaí, farinha de aveia, amendoim, flocos de cereais, avelã, lentilha, carne de porco, macarrão com ovos, feijão e tamarindo.

Vitamina B2 - Dentre as várias funções destaca-se a formação de células vermelhas do sangue, é necessária durante a gestação em quantidades proporcionais ao aumento dos requerimentos energéticos. Alimentos fonte: Amêndoas, Feijão, queijo prato, castanha de caju, fígado, queijo minas, castanha portuguesa, lentilha, flocos de cereais, ovo de codorna e galinha.

Vitamina B6 - Esta vitamina vem sendo indicada para gestantes no tratamento da hiperêmese gravídica (vômitos). O aumento na ingestão de proteínas leva a um aumento na ingestão de vitamina B6. Alimentos fonte: aveia, cereais integrais, leguminosas, batatas, fígado, carne de porco e frango.

Vitamina B12 - As principais manifestações de carência desta vitamina são: anemia megaloblástica e distúrbios neurológicos. Alimentos fonte: produtos de origem animal como: leite e derivados, carnes em geral, vísceras, frutos do mar, embutidos e ovos.

Cálcio - Durante a gestação são transferidos de 25 a 30g de cálcio para o feto, principalmente no 3º trimestre. Sua deficiência pode afetar o crescimento fetal, seu desenvolvimento e o parto prematuro. Alimentos fonte: leite e derivados como queijos e iogurte, sardinha, ostras e salmão.

Fósforo - Juntamente com o cálcio é um mineral essencial, encontrado, em grande proporção, nos ossos e dentes. O aparecimento de câimbras, durante a gestação, tem sido relacionado a uma diminuição do cálcio - decorrente de um desequilíbrio da relação cálcio em relação ao fósforo. Alimentos fonte: carne bovina, peixe, ovos, leite e derivados, nozes, leguminosas, cereais e grãos.

Ferro - Na gestação, é necessário não só para repor as perdas normais, como também para a expansão da massa de hemácias. Essencial, também, para cobrir as necessidades fetais e placentárias e garantir o crescimento do feto e da placenta. As necessidades de ferro são maiores a partir do 2º trimestre e é sabido que não são atingidas somente com alimentação, por isso, é recomendada a suplementação. Alimentos ricos em ferro devem ser ingeridos em combinação com alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas), o que favorecerá sua absorção. Alimentos fonte: aves, feijões, melado de cana, banana prata, fígado de boi, ovos, carne bovina, lentilha e vegetais de cor verde-escura.

Iodo - O iodo está presente na formação dos hormônios de tireóide. A deficiência fetal de iodo é conseqüência da deficiência materna, resultando em abortos espontâneos e anormalidades congênitas. A importância nutricional deve-se ao importante papel dos hormônios no desenvolvimento cerebral normal. Alimentos fonte: frutos do mar, peixes, ricota, ovos, queijos e sal iodado.

Zinco - É um importante mineral para as gestantes, devido a sua função no crescimento e desenvolvimento normais. Atua na integridade celular e em várias reações bioquímicas. Alimentos fonte: aves, leite e derivados, ostras, carne bovina, leguminosas, peixes, cereais integrais, mariscos, queijos, fígado e nozes.
Magnésio - Participa no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. É antagonista ao cálcio, que promove contração muscular normal. O magnésio, por sua vez, promove o relaxamento muscular. Alimentos fonte: grãos de cereais, vegetais verde-escuros, leguminosas e semente de nozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário