quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O QUE É PÍLULA ANTICONCEPCIONAL


 A pílula contraceptiva oral combinada, conhecida popularmente somente como pílula anticoncepcional, é uma combinação dos hormônios estrogênio e progestina tomada oralmente para prevenir a gravidez. Atualmente estima-se que mais de 100 milhões de mulheres no mundo usem pílula anticoncepcional, e também é o método anticoncepcional mais seguro que existe. Sua margem de segurança chega a 99%, porém esta eficácia dependerá de você. Tem que tomar apílula nos dias e horários certos, se não ela poderá falhar. s pílulas contêm dois hormônios - o estrógeno e a progesterona - que inibem o amadurecimento dos óvulos, Sem óvulos não há ovulação, sem ovulação não há fecundação e sem fecundação não há gravidez.
COMO USAR PÍLULA ANTICONCEPCIONAL:
Antes de qualquer coisa você terá que fazer uma consulta a um ginecologista para decidir junto com ele qual o método anticoncepcional mais adequado para você. O método que é bom para sua amiga pode não ser o melhor para você.
Geralmente a pílula deve ser tomada sempre no começo do ciclo menstrual. Nos vinte dias seguintes você deverá tomar uma pílula por dia, sempre no mesmo horário. Nos outros sete deverá ficar sem tomar, para que aconteça a menstruação. Caso você esqueça-se de tomar a pílula, tome-a assim que lembrar. Se já tiver passado mais de 24 horas o mais correto é tomar dois pílulas juntas. Se passar mais do que 24 horas, pare de tomar as pílulas e aguarde a menstruação descer.
TIPOS DE PÍLULA ANTICONCEPCIONAL:
Existem diversos tipos e marcas de pílula anticoncepcional. Os mais famosos são: mi nesse, mi rele yasmin, bel ara Diane 35, solene, microdiol, microvlar, adoless, level, tâmisa 30, minulet etc.
Por ter tanto tipos e marcas é extremamente necessário que você procure um médico ginecologista para decidir qual pílula tomar. Usar medicamento com tarja vermelha sem orientação médica é muito perigoso. Anticoncepcionais orais tomados de maneira errada perdem sua eficácia ocasionando riscos de gravidez e de efeitos colaterais que podem ser graves.
 OUTROS MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS:
Além da pílula existem diversos outros métodos contraceptivos. São eles: DIU, vasectomia, ligadura de trompas, camisinha, diafragma, tabelinha, pílula do dia seguinte, implante, adesivo contraceptivo. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. O mais correto é você conversar com seu ginecologista para saber qual o método mais adequado para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário