quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Novidade contra as celulite e estrias



O verão logo, logo estará aí. Já imaginou você vestindo o biquíni depois de meses sem pensar no assunto e vê, com espanto, saltarem aquelas gordurinhas que não deveriam estar ali - e com elas as marcas, a celulite, as estrias. Calma! 

Tem jeito para tudo. A cada ano a medicina estética lança aparelhos mais e mais poderosos que prometem dar um “trato” no seu corpo – e, com ele, na sua autoestima. Além disso, com exercícios físicos e alimentação saudável, bebendo muita água, você mesma já colabora um bocado para embelezar seu corpo. Sim, com os cuidados certos tem como eliminar estrias ou ao menos suavizá-las, diminuir e até acabar com a celulite (dependendo do grau), firmar a pele. 

Vamos a eles:

Celulite – casca de laranja, nunca mais! 

“Antes de tudo deve ser feito um diagnóstico preciso da celulite. Se é de grau mais leve ou mais avançado, e qual o estilo de vida da paciente, para entender os fatores que a provocam. Importantíssimo também é o seu aspecto psicológico e o estado emocional”, diz a dermatologista e dermocosmiatra Leonora Barroca de Medeiros, uma das autoras do livro Dermatologia Estética. São muitos os fatores que levam à celulite: má alimentação, sedentarismo, alterações hormonais, predisposição genética, aumento de peso, stress, distúrbios circulatórios, problemas intestinais, o cigarro e até o uso de certos medicamentos. Há também a celulite temporária, como na gravidez, enfim, cada caso é um caso. O médico vai diagnosticar o seu tipo e indicar o caminho mais adequado. 

“Entre os vários aparelhos no mercado, alguns dos mais modernos são os que combinam ondas de radiofrequência, infravermelho e sucção”, diz a Dra. Leonora. 

De mãos dadas com o uso de aparelhos estão os exercícios físicos e a dieta: só com essa roda poderosa você consegue um tratamento eficaz. 

A dieta 

“O ideal é ingerir mais proteínas e menos carboidratos. Frutas e verduras são essenciais porque contêm fibras. Pera, maçã, goiaba, legumes são as fibras solúveis. Folhas verdes, laranja, cereais estão no grupo das fibras insolúveis: ambas são necessárias. Frutos do mar são ótimos, e alguns peixes como o salmão, porque têm ômega 3. Evite o uso de muito sal e beba muita água”, recomenda a Dra. Leonora. 

Os exercícios 

Toda atividade física é bem vinda. Mas alongamento, pilates, dança, caminhadas são deliciosos e particularmente eficientes para atacar a celulite.

Estrias – sem riscos

“Estrias recentes, que ainda estão vermelhas, podem ser tratadas com um bom creme à base de ácido retinóico, prescrito pelo seu dermatologista”, explica a Dra. Leonora. Agora, quando as estrias são brancas, antigas, o jeito é apelar para a tecnologia. “O laser CO2 fracionado é o que há de mais moderno”, fala a médica. Ele funciona assim: uma luz que aquece a derme e estimula a produção de colágeno, preenchendo a estria, que na verdade é uma cicatriz do tecido. “Em média, com cinco a seis sessões dá para suavizar bem”, diz ela. O tratamento é bastante eficaz em peles clarinhas. Nas peles morenas deve-se ter um pouco mais de cautela. 

As estrias também podem ser tratadas com o CO2 fracionado (Fraxel) e similares. Existe, ainda, a luz intensa pulsada.

No mais, é vestir o biquíni e sair por aí – a praia te espera em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário