sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Entenda a diferença entre creme sem enxágue e leave in


Veja ainda outras sugestões de finalizadores para o cabelo

Divulgação / 
Você lê o modo de usar, traduz o nome leave in para o português - “deixar no” - e pensa que o produto é apenas uma forma mais chique de apelidar o creme para pentear sem enxágue? Na verdade, a característica correta não é sofisticação. O leave in é um produto profissional, e o creme sem enxágue comercial. Ambos finalizadores servem para desembaraçar e hidratar, entretanto, o “estrangeiro” vai além: ele proteje os fios da poeira, do sol, ajuda a dar ou tirar o volume, modelar cachos e tem uma textura mais leve. 
 
A diferença básica dos dois produtos está na composição. O creme pra pentear é mais denso, tem mais óleos na fórmula e deixa o cabelo pesado. Nenhum dos cabelereiros entrevistados aconselham o uso de creme para pentear, pois ele deixa resíduos nos fios e a consequência são madeixas opacas. Conforme o uso e a qualidade da marca, em vez de tratar ele pode até ressecar: “Como o produto acumula na cutícula do fio, ele perde a umidade natural”, explica a cabeleireira Franciele Lima, do Salão de Beleza Evidence
 
 
Como escolher 
Antes de gastar com um produto, peça ajuda a um profissional. Ele ou ela, vão analisar seus fios e poderão indicar com maior precisão qual o produto mais indicado para seu tipo de cabelo. Noira Rocha, do Werner Coiffeur frisa que deve haver um cuidado na escolha do produto certo, pedindo indicação para um profissional: “Às vezes um leave in pode ser maravilhoso em um tipo de cabelo e deixar outro tipo opaco”, explica a cabeleireira.
 
Há ainda os leave in em spray para quem tem cabelo muito fino. O produto proporciona os mesmos benefícios do modelo líquido, principalmente reparando os fios quebrados.
 
Modo de usarTire o excesso de água dos cabelos na toalha, derrame algumas gotas de leave in nas mãos (a quantidade deve ser do tamanho aproximado de uma moeda de 50 centavos). Espalhe o líquido nas mãos e aplique na extensão dos fios (de quatros a cinco dedos abaixo da raiz). “Pode até aproveitar o restinho de fluído nas mãos pra tirar o frizz do topo da cabeça, mas bem pouco mesmo”, comenta Franciele. Mas há quem diga que o creme nunca deve chegar perto da raiz. 
 
É indicado que se use um finalizador diariamente, “assim como se deve aplicar no rosto um bloqueador solar todos os dias”, lembra Noira. A maioria dos produtos de qualidade já contém em sua fórmula filtro solar para os cabelos, mas vale prestar atenção na fórmula para verificar se ela contém a proteção solar.
Exposição ao sol  Segundo Ewan Carvalho, cabelereiro do Hugo Beauty, dependendo da fórmula do leave in, usá-lo durante exposição ao sol pode dar efeito contrário. “Se deixar um produto com muito óleo durante muito tempo exposto ao sol, vai ‘fritar’ o cabelo. É melhor aplicar um xampu e uma máscara específicos para o uso ao sol” .
 
Para todos os tipos de cabelo? 
Em cabelos finos e lisos não há necessidade de aplicar leave in. Se for o caso de pontas duplas, um selante com silicone é mais indicado. Em cabelos ondulados, crespos e volumosos o produto ajuda a domar e modelar as madeixas. Para Werner Soares, hair stylist da W Station, um bom leave in  pode ser aplicado em todos os tipos de cabelos, “a diferença é a quantidade que se vai usar”, ressalta.
 
Outra dica que Werner deixa para as mulheres é hidratar o cabelo no salão ao menos uma vez por mês. “ É um costume muito importante que muitas não tem” E ele ressalta que a hidratação deve ser com um especialista: “Fazendo no salão tem como devolver os nutrientes que o cabelo perde, em casa é só manutenção”.
 
Mantendo a cor
Para Noira Rocha, colorista no Werner Coiffeur, usar um finalizador é essencial para a proteção da cor. “Sempre que se protege os cabelos, a escama do fio não abre tão rápido e a cor vai durar muito mais tempo”, explica. O mesmo vale para quem tem mechas loiras: “Quem faz descoloração tende a ter o cabelo amarelado porque a escama abre. Então é importante usar um produto para isso não acontecer”.
PenteadosNão é aconselhável usar dois tipos de finalizadores diariamente: isso vale para os citados acima e ainda selantes, sprays, ceras, pomadas. Use um de cada vez. Em ocasiões especiais o uso combinado de forma correta garante o efeito duradouro. Ewan Carvalho, cabeleireiro especialista em penteados do Hugo Beauty, conta alguns de seus segredos para uma escova glamurosa, com movimento: “Um bom penteado começa no lavatório,  lave bem o cabelo tirando todos os resíduos, e depois seque-os com mousse ou até mesmo um pouco de gel. Em seguida separe em partes e enrole-as, seja qual  tipo de penteado for feito, pois o rolo dá mais mobilidade as mechas. Para escova trabalhada, espalhe cera na mão (muito pouco de cera) e espalhe ao longo dos fios para tirar o frizz. Quem tem cabelo liso, jamais use a cera pra ajeitar a escova depois de pronta.”
Ewan acrescenta que para penteados elaborados a finalização deve ser com spray fixador, o laquê. “Para penteados não uso nunca leave in, uso spray de brilho, mousse, spray fixador. Cera também, é só para acabamento”, explica.  No dia a dia, é melhor substituir o mousse por ativador de cachos.
Sugestões de Produtos

Todas as marcas indicadas abaixo estão à venda somente nos salões de beleza. 


 kerastase

Kérastase, linha profissiona da L´oréal. "A matéria prima é a mesma de outros leave ins da marca L´oréal, porém a Kerastáse tem em maior quantidade alguns componentes", esclarece Noira.


 moroccanoil

Werner está adorando o leave in da Moroccanoil, uma marca nova no mercado: “É o melhor leave in atualmente.”

 redken

Outras marcas que Werner aconselha são Paul Mitchel e Readken, esta última com o modelo em spray “ótimo para pentear”. 

 

 llongueras e keune power paste

Para definir a forma dos cabelos a sugestão é a cera e o spray para qualquer tipo de cabelo. “A Keune Power Paste é uma das melhores, bem forte e seca para fixar.”, Werner. Spray fixador ele indica os da Keune ou Llongueras. Ewan também concorda que a Keune está entre as melhores linhas de produtos para acabamento, assim como a linha branca da L´Oreal.
 
Franciele indica os produtos da Schwarzkopf. Ela conta também utiliza a  linha da Ozzis, como pomadas, selantes de ponta, gel molhado, spray de brilho. “O selante pode ser usado três vezes por dia em um período de tratamento”, sugere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário