segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DESCUBRA 14 MITOS E VERDADES SOBRE SEUS CABELOS

por Nathália Tourais


As mulheres estão sempre em busca de tudo que possa deixar – e manter – os fios bonitos, bem cuidados, com brilho e maciez. No entanto, muitas crendices ainda fazem a cabeça do público feminino. Uma das mais conhecidas é que cortar os fios, mensalmente, favorece seu crescimento.
Há ainda quem dependa das fases da Lua para cortar os cabelos, aposte em algum ritual para deixa-lo mais forte ou evite alguns produtos por receio de prejudicar a beleza dos fios. A queda de cabelo também é outro problema que desperta a atenção, afinal vem aumentando entre as mulheres. Por isso, Vanessa responde às principais dúvidas sobre o tema indicando o que realmente é importante para manter os cabelos perfeitos, confira!  

1 - Lavar os cabelos diariamente provoca a queda?
Mito. Lavar os fios todos os dias apenas remove aqueles que já caíram. A queda, na verdade, está muito mais relacionada às questões internas (que ocorre no bulbo capilar) que aos fatores externos. A frequência ideal das lavagens depende do tipo de cabelo: normal ou seco (lavar em dias alternados) e oleoso (lavar diariamente). Lavar todos os dias pode tirar a proteção natural dos fios, mas não compromete os fios.

2. Usar boné prejudica os fios e também pode fazê-los cair? 
Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode aumentar a oleosidade em pessoas com essa predisposição. Por isso, nestes casos, pode aumentar a queda dos fios. No entanto, o boné tem a vantagem de proteger o couro cabeludo da agressão dos raios ultravioletas.

3. Aplicar gel todos os dias enfraquece os fios? 
Mito. Usar gel não causa a queda do cabelo, porem não é recomendado dormir com o gel nos fios, pois a haste do cabelo fica endurecida e pode quebrar com mais facilidade.

4. Água quente prejudica a beleza dos fios?
Verdade. A temperatura elevada da água resseca a estrutura capilar, estimula o aumento da oleosidade e favorece a queda. Quem apresenta dermatite seborreica deve evitar água quente, pois devido ao aumento da oleosidade, é normal ocorrer piora da doença e queda maior dos fios. No inverno, procure lavar os fios com água morna. 

5. A limpeza diária do couro cabeludo diminui a caspa?
Verdade. Uma boa higienização do couro cabeludo com xampu adequado remove as escamas, a oleosidade e diminui a ação dos fungos e bactérias. Por consequência, apresenta melhora da seborreia e a redução da caspa. Quando os cabelos estão sujos, os poros ficam obstruídos e compromete o seu crescimento. 

6. Medicamento para tratar queda de cabelo causa infertilidade?
Mito. Existem relatos que indicam que menos de 1% dos pacientes apresentaram esse efeito colateral. Além disso, este efeito é totalmente reversível com a suspensão do medicamento.

7. A tintura pode provocar a queda dos fios? 
Mito. A maioria dos tonalizantes contém substâncias químicas como o amoníaco, que pode causar danos sérios à estrutura capilar. No entanto, tais produtos agem nos fios, não na raiz do cabelo. Por isso, não interferem na queda, mas podem provocar a quebra dos fios. Afinal todo procedimento químico podem deixar os fios ais fracos e ressecados. A perda de cabelo ocorre somente em casos extremos.

8. Usar secador e chapinha aumenta a queda?
Mito. A queda de cabelo está relacionada aos problemas no couro cabeludo e não nos fios. O uso contínuo de secador e chapinha pode provocar a quebra do fio, devido à alta temperatura que danificam as proteínas capilares, tornando-os mais frágeis e quebradiços. Como estes aparelhos aquecem os cabelos, se não forem utilizados corretamente e/ou não for aplicado um protetor térmico, podem sim danificar a haste do fio. Porém, o uso correto e moderado não prejudica os fios. O ideal é utilizar o secador a baixa temperatura e não aproximá-lo demais do fio para não danificar o couro cabeludo.

9. Calvície é um problema somente masculino?
Mito. A calvície é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido a uma herança genética e o histórico de calvície pode vir do lado materno ou paterno. Nas mulheres, as principais causas são alterações hormonais ou metabólicas. Deficiência de nutrientes como ferro, zinco e cobre também pode levar à queda. Outras causas como anemia ou alterações tireoidianas estão relacionadas à queda dos cabelos nas mulheres.

10. O cabelo cai mais no inverno e no verão cresce mais?
Verdade. Nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade.  Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. Resultado: além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. Como o sol estimula a atividade de alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina, que induzem o bulbo capilar a ‘trabalhar’ mais, acaba ocorrendo um aceleramento no crescimento dos fios nos meses mais quentes.

11. Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer até sete no lugar?
Mito. O fio branco é o primeiro sinal de desaceleração do crescimento capilar, podendo estar ou não relacionado às alterações vitamínicas e da vitalidade capilar. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. O mito vem daí porque depois que a pessoa arranca o primeiro fio branco já começa a surgir outros, que iriam aparecer de qualquer forma e não porque um foi arrancado e estimulou o aparecimento de outros.

12. Cabelos mais oleosos e com caspa tendem a cair mais?
Verdade. A oleosidade impede o crescimento saudável e causa queda. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo, e tais problemas podem ser fatores que levam à queda de cabelo.

13. A alimentação e o estado emocional influenciam a saúde capilar? 
Verdade. Quase toda composição capilar é feita de aminoácido. Portanto, uma dieta equilibrada rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixa-los mais forte. A má alimentação causa a perda de cabelo em diferentes graus. Já o estresse causa alterações hormonais no organismo, favorecendo a queda capilar e impedindo o crescimento do cabelo. 

14. Usar todos os dias xampu anti-queda ajuda a tratar o problema?
Mito. O xampu anti-queda não funciona, eles são apenas coadjuvantes no tratamento. Isso porque é impossível reverter um quadro de queda só com tais produtos. Mas eles são indicados para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando se verifica a presença de dermatite seborreica ou caspa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário