quinta-feira, 22 de novembro de 2012

DEPRESSÃO PÓS PARTO

Depressão

Ter um filho pode ser um dos momentos mais felizes para a mulher. Ainda que a vida com um novo bebê seja excitante e recompensadora, às vezes também pode ser difícil e estressante. Acontecem várias mudanças físicas e emocionais na mulher quando ela está grávida e depois de ter o bebê. Essas mudanças podem deixar as mães tristes, ansiosas, confusas ou com medo (tristeza materna). Para muitas mulheres esses sentimentos vão embora rápido. Mas quando eles permanecem, ou fica piores, a mulher pode ter depressão pós-parto, uma condição séria que requer tratamento médico imediato.
Com o parto, ocorrem reações conscientes e inconscientes na puerperal e em todo o ambiente familiar e social imediato, que reativam profundas ansiedades. Uma das mais importantes é a reverência inconsciente da angústia do trauma do próprio nascimento: a passagem pelo canal do parto, que inviabiliza para sempre o retorno ao útero e empurra para um mundo totalmente novo e, portanto, temido.
A perda repentina de percepções conhecidas, como os sons internos das mães, o calor do aconchego, enfim, o sentido total de proteção, para surgi-lo de percepções novas e assustadoras.

A secção do cordão umbilical separa para sempre, o corpo da criança do corpo materno deixando uma cicatriz, o umbigo, que marca o significado profundo desta separação. Assim, no inconsciente, o parto é vivido como uma grande perda para a mãe, muito mais do que o nascimento de um filho. Ao longo dos meses de gestação ele foi sentido como apenas sua como parte integrante de si mesma e, bruscamente, torna-se um ser diferenciado dela, com vida própria e que deve ser compartilhado com os demais, apesar de todo ciúme que desperta. Sendo assim, a mulher emerge da situação de parto num estado de total confusão, como se tivessem lhe arrancado algo muito valioso ou como se tivesse perdido partes importantes de si mesma. Portanto é importante nessa etapa procurar ajuda, conversar com alguém de confiança de preferência um terapeuta, e não suprimir as emoções ou pensamentos pois eles acontecem e são temporários.
Alguns dos sintomas são:

• AFASTAMENTOS DE AMIGOS OU PESSOAS

• Falta de vontade de realizar uma determinada tarefa que progressivamente se alastra ou pode alastrar a muitas outras atividades.
• PERDA DE VONTADE DE FAZER SEJA O QUE FOR. Desiste da vida e de lutar por ela e pelas coisas.
• CANSAÇO OU FALTA DE ENERGIA
• Vontade de ficar só. AFASTA-SE DE TUDO E DE TODOS
• Não querer ouvir barulhos ou querer musica ou barulhos em altos berros (pois é uma forma de se alhear e afastar do que se passa à sua volta).
• Abusar de medicamentos, álcool ou drogas. (Costumam ser meios para se afastar e alhear do que se passa à sua volta).
• MEDO DE EXECUTAR DETERMINADA TAREFA; ou medo do que possa acontecer se falhar. Vive obcecada com a sua incapacidade ou com o que possa acontecer a outrem se ela falhar.
• VONTADE DE CHORA OU CHORAS AS ESCONDIDAS.
• DORES DE CABEÇA, uma grande tensão ou desconforto em nível das costas, ombros ou cabeça ou pode mesmo ter dores ou desconfortos a nível lombar ou cintura.
• Não se sente bem em lado nenhum.
• SENTE-SE TRISTE ABATIDA sem conseguir encontrar algo que a anime ou que lhe consiga despertar interesse.
• Têm maus resultados escolares, incapacidade de se concentrar ou irrita-se facilmente.
• Desleixa-se com o vestir ou com a sua apresentação. Isso deixou de lhe interessar. 
TRATAMENTO: A finalidade do tratamento é repor a energia, regular o desequilíbrio hormonal e emocional e aumentar os super nutrientes do corpo.

CONSELHOS AO CASAL:
O Passar momentos juntos a sós. Apoiando os pés no colo um do outro, massagear simultaneamente o peito do pé movendo em direção ao calcanhar e tornozelo. Essa é uma área muito importante para acalmar a mente. Incentivá-la a conversar sobre seus sentimentos e deixá-la saber que você a entende. Procure expressar o seu amor por ela sem assumir que ela já sabe. É fundamental que o casal compartilhe as responsabilidades da família e apoie um ao outro.

É muito importante para a mulher ser tratada com carinho e amor e ser amparada quando experiência emoções fortes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário