quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CUIDADOS COM A COLUNA

De modo geral, as grávidas devem evitar permanecer muito tempo em pé ou sentadas para não forçar a coluna lombar. Engordar demais também não é aconselhável, pois afeta o eixo da coluna com a sobrecarga de peso.
Após o quinto mês, a futura mamãe deve repousar com mais freqüência e dormir em posição lateral, com um travesseiro no alto da cabeça e outro entre os joelhos. Assim ele acorda mais descansada.
Procure não usar sapatos com saltos muito altos, pois pode gerar hiperlordose, que comprime a coluna e prejudica a postura. O salto rasteiro também altera as curvas fisiológicas naturais. O ideal para grávida e usar o salto de altura média, que agüenta o peso do corpo com firmeza.

COMO PROTEGER A COLUNA NAS TAREFAS DO DIA A DIA 
 NO TRABALHO
Ao usar o computador, procure manter os cotovelos apoiados na mesa. Mantenha os pés paralelos e firmes no chão. Fique bem ereta, com a região lombar bem apoiada ao encosto da cadeira. Evite deixar o corpo muito relaxado ou pendendo para os lados.

FAZENDO COMPRAS
Procure usar um carrinho para carregar uma grande quantidade de sacolas de mercado. Mas, se os pacotes forem poucos e leves, carregue como se os abraçasse. O recomendável é que a grávida leve compra com cerca de meio quilo de peso, se possível, peça ajuda para colocar e retirar os embrulhos do automóvel.

ARRUMANDO A CASA Quando for baixar para pegar coisas no chão, agache bem devagar, mantendo a coluna reta evitando as torções laterais (virar para a esquerda ou direita). Esses movimentos bruscos podem causar hérnia ou o deslocamento dos discos.
A melhor posição para abaixar e a de cócoras, com a coluna reta e as pernas afastadas, que ajuda também a circulação sanguínea. Também evite pegar objetos que estejam em prateleiras muito altas para não prejudicar a lombar.

COZINHANDOProcure preparar todos os ingredientes numa mesa. Mantenha-se sentada enquanto corta legumes ou separa a carne. Fique de PE em frente ao fogão somente o tempo necessário para refogar. E lembre-se de deixar sempre a barriga afastada do calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário