quinta-feira, 22 de novembro de 2012

COMO DIMINUIR AS DORES NAS COSTAS DURANTE A GRAVIDEZ?


Dores nas Costas

Raras são as gestantes que não apresentam dores e desconfortos nas costas, principalmente na região lombar. Em geral, as dores lombares na gestação são causadas pela mudança do eixo postural com o avanço da gestação. O abdômen cresce e os ombros tendem a se inclinar para trás, compensando a projeção da barriga para frente. Essa acomodação do eixo de o equilíbrio leva ao aumento da lordose lombar e dor. Além disso, o hormônio relaxina é liberado, oferecendo maior mobilidade às articulações, tornando-as frouxas, preparando o corpo da mulher para o parto normal, visando facilitar a passagem do bebê.

Na metade do primeiro trimestre, os ossos da bacia se alargam, o que pode acarretar fortes dores nas costas, que melhoram do terceiro mês em diante.

Aos sete meses as dores podem voltar, mas por outro motivo: o peso do bebê sobrecarrega a musculatura da coluna vertebral, curvando a espinha dorsal. Existem, ainda, as falsas dores nas costas, provocadas pela distensão do estômago e intestinos por gases.

Algumas maneiras de amenizar as dores são: usar colchões firmes, fazer massagens na região e assumir sempre a postura correta ao sentar (com as costas retas, repousando no encosto). As gestantes habituadas a exercícios, como ginástica, natação entre outros, podem ter dores menos intensas. Alongamento, acupuntura, shiatsu e também RPG são úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário