terça-feira, 20 de novembro de 2012

Alongue a silhueta com colares longos e peças lisas; veja 10 truques

 Foto: Getty Images

Toda mulher está insatisfeita em algum ponto: seja o corpo, o cabelo, o peso ou a idade. Algumas queriam ter fios lisos, outras adorariam uns cachos. As muito magrinhas malham para ter coxa grossa, enquanto as mais cheinhas queriam ter as pernas finas. As baixinhas também queriam ser maiores e as altas ficam incomodadas com o tamanho. Por isso, as mulheres, cada uma com sua especificidade, tentam se virar para superar estes probleminhas.

Apesar de ser baixinha, não é bem este o ponto que mais incomoda a atriz Fernanda Paes Leme. “Não tenho problema com altura, gosto de ser baixinha. Não é porque estou de salto que me sinto sempre poderosa. De rasteirinha, também tenho meu brilho”, disse em entrevista ao Terra.
Já a atriz Camila Morgado, que sempre comenta o fato de ser muito magra, diz tentar disfarçar o que não gosta apostando nas peças certas. “Não sei se vejo estas tendências da moda com tanta clareza, mas, como sou magrinha, aproveito isso e gosto de saia curta porque me deixa com a perna mais bonita”, comentou.
Mais consciente do que prefere, a atriz Giovanna Ewbank presta atenção no comprimento da saia e prefere os sapatos que deixam o peito do pé livre para dar a sensação de ser mais alta. “Sempre vejo o comprimento certo da saia e uso curtinha, no joelho ou longa, nunca no meio do caminho. E, sempre sapato mais aberto também”, explicou.
Pensando nisso, o Terra ouviu especialistas de moda e lista 10 dicas de como é possível alongar a silhueta e ter um visual mais harmônico prestando atenção a alguns detalhes. Segundo a consultora de imagem e estilo Maria Carolina Gomes, além do comprimento das peças, o tamanho também é fundamental. “Tudo muito justo ou muito largo não é bom para ninguém”, disse.
Já a consultora de moda Renata Dias ressaltou que é preciso estar atenta ao tecido e à estampa das peças, priorizando mais as roupas planas e lisas. “É mais importante acertar no modelo do que na cor e preferir o liso ao estampado”, comentou.
Veja as dicas das especialistas:
1. Usar peças retas: segundo a consultora de moda Renata Dias, estas peças são as que mais alongam. “Qualquer babado ou geometria diminui a pessoa”. O ideal é escolher uma roupa que não evidencie as pequenas imperfeições e que não marque as divisões do corpo, como a cintura, por exemplo. Além disso, é melhor que seja lisa, independente da cor. Evitar: peças com babados e detalhes, cintos e roupas marcadas na cintura.
2. Peças lisas: “a primeira coisa para alongar a silhueta é não usar listra horizontal e estampas muito grandes”, alerta a consultora de imagem e estilo Maria Carolina Gomes. Por isso, adotar peças lisas, de uma única cor, pode ser a solução para dar a impressão de ser um pouquinho mais alta. A consultora Renata Dias explica que uma peça que combine o estilo reto e liso é a campeã.
Evitar: estampas muito grandes, principalmente na parte de baixo, como calças e saias. Mas, caso queira ousar nesta opção, prefira as pequenas, como as miniflores, e nunca os desenhos mais largos.
3. Calça flare: este modelo de calça que vem justa até o joelho e depois abre, deixando a boca mais larga, quase como uma boca de sino,  é a unanimidade entre os especialistas de moda. “Quanto mais comprida for a calça, mais ela irá alongar a silhueta. Usar um sapato da mesma cor dá um resultado melhor ainda”, explica Renata. Com ou sem salto, o ideal é que este modelo de calça fique sempre rente ao chão. “Ela não pode ser curta de jeito nenhum, tem que ser comprida sempre. Pode estar arrastando no chão ou, no máximo, deixar apenas um dedinho aparecendo”, indicou Maria Carolina. Evitar: calça skinny e outras que afunilam. 
4. Calça alfaiataria: a calça é mais solta e, normalmente, mais longa também é uma boa opção para alongar o corpo. Outro ponto importante é que, por ser feita geralmente em tons sóbrios, confere um ar mais elegante à produção. Evitar: os modelos de calça que vão até o tornozelo.
5. Look monocromático: usar todas as peças do look da mesma cor é uma maneira de alongar a silhueta e que ajuda, principalmente, as mais baixinhas. “Esse tipo de produção não marca a divisão da cintura e, por isso, deixa a silhueta longilínea”, explica Renata.
Evitar: mistura de cores e estampas.
6. Vestidos na altura do joelho: ter atenção ao comprimento das peças é um dos pontos principais para evitar “achatar” o corpo. Segundo a consultora de moda Renata Dias, o comprimento ideal do vestido é na altura do joelho ou acima dele. “Vestidos para baixo do joelho encurtam”, comentou. Quanto ao modelo, prefira os retos, tubinhos e, para os curtos, escolha os soltinhos, pois os muito justos podem ter o efeito contrário. Evitar: vestidos na altura da canela e as peças curtas e justas.Outro ponto é observar que os vestidos tomara-que-caia chamam muito a atenção para a região dos ombros e braços. Por isso, no caso das mulheres acima do peso, pode, além de achatar, dar a impressão de estar ainda com mais quilos extras.
7. Usar uma terceira peça: apostar em um colete ou blazer, além de deixar a produção mais elaborada, disfarça as imperfeições e alonga.  “O ideal é que a peça seja de alfaiataria ou qualquer tecido plano e que não seja curto e, sim, na altura do quadril ou um pouco maior”, explicou Maria Carolina. A ideia pode ser usada tanto pelas mais magrinhas - nesse caso, é possível reforçar o efeito usando uma blusa colorida de tom contrastante por baixo do colete - , quanto pelas mulheres que estão acima do peso.  “Esta sobreposição cria uma ilusão que você é da finura do colete e tudo que afina automaticamente alonga”, comentou a consultora. Evitar: combinar estampas com tons diferentes nestas três peças pode não ser uma boa ideia.
8. Colares compridos e echarpes: Maria Carolina explicou também que chamar a atenção para a parte de cima do corpo, como rosto e colo, é uma das saídas para alongar o corpo. Além das echarpes coloridas e estampadas, ela indica também os colares compridos. “Estes colares fazem um contraste com a peça por baixo”, explica. Brincos grandes e detalhes no cabelo também são outras opções.
Evitar: segundo as consultoras, acessórios que marcam a cintura e evidenciam a parte inferior do corpo, como o cinto, achatam a silhueta.
9. Sapato da mesma cor da calça ou nude: "os sapatos nude ou bege não interferem no look e, se forem de bico fino, alongam mais ainda a silhueta”, explica Renata Dias. Além disso, priorizar sapatos que deixam o peito do pé livre é uma ótima opção. Outra dica é usar sapato da cor da pele com saias e shorts curtos. “O que mais encurta quando está usando saia ou short é usar sandália que prenda no tornozelo”, explicou Maria Carolina. Evitar: as ankle boots estão em alta, mas é preciso ter cuidado com a cor. Segundo a consultora de estilo Maria Carolina, o ideal é usar meia calça-preta com a botinha também preta para não criar divisões na parte de baixo do corpo.
10. Bolsas verticais e de tamanho médio: para alongar a silhueta, o ideal é sempre privilegiar peças na vertical e evitar qualquer tipo de marcação que interrompa o corpo. Por isso, a bolsa também pode ter papel importante neste conjunto e o ideal é usar modelos verticais e de tamanho médio, pois as horizontais criam divisão na altura da cintura e as muito longas também podem pesar no look. “O ideal é uma peça de formato retangular, paralela ao corpo e não perpendicular, pois estas achatam”, explicou Renata.
Evitar: bolsas perpendiculares e muito grandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário