segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ABC DA HIDRATAÇÃO: RECUPERE OS FIOS NA MARRA


A proposta aqui é uma só: vamos acabar de uma vez por todas com essas dúvidas chatas que perambulam nossa cabeça e só fazem desidratar nossas madeixas? Caso você tope, não saia desta página e nem vá ao banheiro antes de ler tudinho. Agora, se você rompeu seu relacionamento com seu cabelo e isso não tem volta, pode ir embora. Se bem que se eu fosse você eu ficaria. Quem sabe agora, com essas dicas de hidratação profunda, vocês não façam as pazes?
Primeiramente, chegou a hora de entendermos nossa estrutura capilar. Independente se você tem cabelos cacheados, ondulados, lisos, levemente encaracolados, crespos, tingidos, mechados, alongados, alisados, com permanente, oleosos, secos, mistos, ou sei-la-o-quê, seus fios são compostos por três partes.
Estrutura do fio
1- Cutícula (a parte externa) - É a parte responsável pelo brilho, maciez e a proteção dos fios. É formada por um conjunto de placas (escamas) que são sobrepostas uma às outras. Sua composição básica é aminoácidos (ceramidas e ácidos graxos essenciais) e minerais.
Segundo o tricologista e presidente da SBEC (Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo), Valcinir Bedin, se a cutícula estiver íntegra e perfeita, o cabelo não vai se desidratar facilmente. “É na cutícula que as agressões químicas e do meio ambiente atuam. Quando ela está danificada, nota-se um cabelo sem vida, desidratado e até quebradiço”, diz o tricologista, que completa: “Por isso que os tratamentos capilares se concentram para atingir essa parte do fio”.
2- Medula (o centro) - A medula é a parte central do fio. Ela tem uma baixa densidade celular, sendo composta em sua maioria por células mortas e ocas. Segundo o tricologista Valcinir Bedin a medula influi muito pouco sobre o comportamento físico e químico da fibra e raramente é atingida.
3- Córtex (a verdadeira estrutura) - Esse é o responsável pelas características do cabelo, como elasticidade, resistência e a cor. “É ele que dá o formato ao fio”, completa o tricologista. Essa parte é formada por um conjunto de fibras unidas por uma alta concentração de queratina rica em enxofre e grãos de melanina. As intervenções químicas mais radicais, como coloração, alisamentos e ondulamentos, atuam principalmente nessa região, alterando a sua estrutura.
Por que o fio desidrata?
Quando as cutículas do cabelo, que protegem e permitem a passagem de água pelo seu comprimento, sofrem agressão, o cabelo fica com aspecto opaco e seco. Isso ocorre porque, de modo geral, a estrutura do fio é bastante frágil. Mesmo que você tenha fios grossos, sempre deve ficar atenta à maneira com que os trata. Muito cuidado, principalmente, quando estiverem molhados, pois é quando estão mais suscetíveis a quebra.
Diversos motivos, tais como o vento, o sol, o frio, o cloro, a água do mar, a chuva, a poluição, o atrito, o uso de prendedores, a má alimentação, o uso de determinados medicamentos, as variações hormonais, os processos químicos e o calor intenso do secador – falando uma linguagem clara - detonam o fio capilar por completo. Desse modo, a água e a maciez que ele perde não volta mais, a menos que nasçam novos fios ou que você trabalhe muito para recuperá-lo.
Como recuperar a aparência e a saúde dos fios com resultado eficaz e 100% garantido?
Essa é a pergunta chave da matéria. Por acaso você ao fazer uma hidratação no cabeleireiro já teve a sensação de que nada adiantou e de que seu rico dinheirinho foi jogado por água, ou melhor, creme a baixo?
Na hora seu cabelo fica o máximo. Também, né? A mocinha secou seu cabelo e passou mil produtos. Mas quando você mesma lavou e secou, a palha voltou a imperar na sua cabeça. Certo?
Querida, filia-se ao clube das madeixas desoladas. Quando o assunto é cabelo, 99,9% das mulheres estão, ou já estiveram na mesma.
Agora tudo mudou. Dêem as mãos. Contem até três. E repitam em voz alta: “Basta. Os dias de secura acabaram”. Mas não se empolgue, ainda estamos nos referindo única e exclusivamente aos cabelos, ok?
Segundo Valcinir Bedin, para hidratar os fios é necessário fazer um recondicionamento da cutícula, que é feita de queratina e que pode ser arrumada, mas não substituída. “É justamente por isso que existe a dificuldade em fazer os tratamentos durarem o tempo esperado”, explica o tricologista. A hidratação consiste, portanto, na impermeabilização da cutícula, para evitar a perda de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário